sexta-feira, 22 de maio de 2009

Ser feliz

Ser Feliz

Ser feliz não é apenas colocar novas fotos no orkut com a boca escancarda cheia de dentes com seus amigos.
Ser feliz é sorrir, rir e rir de si.
Quando eu aprendi a rir de mim e a me entreter com minhas gafes, micos, defeitos, erros e limitações, foi que comecei a aprender a rir de verdade. Foi quando tive pistas do que é felicidade
Ser feliz pode ser que seja ter a mãe moderna, sarada, erudita e com carro do ano. Mas muito mais felicidade é ter uma mãe nordestina arretada, comerciante (parece que tem sangue de judeu) que é mais brava que pitbull, que bate o telefone na sua cara se você demora três segundos para dizer alô e por isso amar e saber-se por ela amada.
É ter uma irmã perfeitinha, organizada, lobista, que sempre sabe quando sequestro alguma roupa sua, e tê-la melhor amiga!
É ver que sua amiga de todas as horas casou, segue o seu próprio caminho, que hoje têm muito pouco em comum, mas nem por isso deixar de amar ou admirar quem ela é, com defeitos e qualidades inumeráveis.
É não ter namorado, nem um marido "patrocinador oficial" e ser feliz e se sentir completa, mesmo sentindo falta de alguém para brigar na TPM e fazer conchinha durante a noite.
É ter um peguete mais ou menos, nem bonito mas quase feio, pobrinho e que mora lá na ponte que partiu. Entrento saber que ele tem um coração enorme e bom, e valorizar muito isso.
É estar em meu "inferno astral", discutir com o esposo da minha amiga por causa da comemoração do meu niver, estar cansada na sexta-feira (hoje) e não sair para lugar algum porque trabalhei a semana toda, só consegui ir à academia um dia, faltei a consulta médica e pouco assisti as aulas, e ver na mensagem do orkut da amiga: "Karla, estarei onde vc for amiga!!! Feliz Niver a partir de hj!!" E saber que amanhã chova ou faça sol ela estará comigo na véspera do meu aniversário dançando funk até o chão.
É saber que minha irmã se faz de uma velha cansada, coisa que ela não é mas finge, e se dispôs a estar comigo num galpão onde vai tocar funk a noite toda e é longe para cacete: Castelo das Pedras.
É poder subornar meu cunhado para ele ser o motorista da noite. É lembrar que há dois anos, quando fazia 24 anos, ele nos levou para beber cerveja na Vila Mimosa e ter certeza que realmente vale a pena tê-lo por perto! (Quem mais no mundo levaria a esposa, a cunhada e a amiga delas - que é esposa de um amigo seu - para o prostíbulo mais chulo da cidade!? A resposta é que ninguém faria isso. Por isso, ele é impagável)
É lembrar do papai, e constatar que fui a maior 'baba-ovo' da história e que acabei estragando aquela criança, mimando-o demais. É sempre que possível repetir suas falas. "Filha, quando estiver bêbada, trace um ponto fixo e ande até ele. Assim você fará linha reta e ninguém perceberá seu estado." "Filha, com três coisas não se brinca: bebida, arma e a outra eu esqueci. Acho que bebi demais!" E a que eu mais gosto. "Minha filha, homem se mata nos peitos!"
Ser feliz é valorizar tudo que é digno de valor. É dar honra a quem merece honra. É sobretudo se amar, se permitir o melhor, é conquistar o mundo começando por si. É aceitar sua experiência de vida, boas e ruins. É se posicionar responsável pela sua história e destino, é amar, sobretudo se amar. Amando a si, se pode amar o mundo.
"O amor é paciente, o amor é benigno, não é invejoso, o amor não é orgulhoso, não se envaidece, não é descortês, não é interesseiro, não se irrita, não guarda rancor, não se alegra com a injustiça mas rogzija-se com a verdade, tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acaba." (I Coríntios 13, 4-8a)
Ser feliz é agradecer à Deus por minha vida, meus amigos, minha família, minha saúde, meu emprego, meu quarto com minha cama e meu guarda-roupas, pela minha inteligência e beleza, pelo dom de escrever, pela sua paciência para ler esse texto... Ser feliz é me ter aqui, e é ter você por perto. Obrigada.

Nenhum comentário: