domingo, 19 de outubro de 2008

Livrai-nos do mal

Hoje acordei e saí de bicicleta. Era cedo, fui percorrer a comunidade num dia cinza nublado. Começou a cair uma chuva fina.
Passei por muito lugares presentes na lembrança. Em frente à igreja onde faria primeira comunhão voltei no tempo por instantes, então adentrei seu pátio. Desci da bicicleta e me sentei na bancada na lateral do antigo templo. Podia dali ver o cruzamento por onde passavam pessoas, carros, reflexões e lembranças. Notei na bancada um pequeno caracol se movimentando, carregando sua casa. Pensei em mim, no caracol e na vida minúscula que não enxergamos a olho nu, mas está em toda a parte.
Tavez para aquele caracol eu era um Deus, ali ao seu lado. Maior, onipotente, do qual ele não podia chegar ao conhecimento pleno.
O sacristão passou e me cumprimentou com um bom dia, ao que respondi. Continuei a pensar e quando vi eu rezava a oração do Pai Nosso. Em sua última cláusula percebi que pedia "livra-nos do mal, livre-nas do mal, livre-o do mal, livre a todos nós do mal, amém". O único pensamento que tive de "mal" foi o que podemos fazer uns aos outros em intenção. Esta é a maldade suprema pois não há intenção, não há culpa ou culpados. Este é o mal do qual não podemos nos livrar por conta própria. Por isso devemos rogar a Deus por sua ajuda. E quando pedi que nos livrasse a todos do mal, pedia do mal que somos capazes de fazer sem intenção. Repito: é desse mal que somos incompetentes de nos desvencilhar.
Nisso se aproximava um senhor com a liturgia da missa em mãos. Olhou-me e estendeu-me sua mão. Retribuí-lhe o gesto e o cumprimentei. Ele continuou seu caminho. Quando notei, ele iria se sentar na mesma bancada. Num reflexo instantâneo chamei: "moço, não!" Estiquei o braço e o empurrei com uma das mãos.
Por pouco, aquele senhor sentaria sobre o caracol. Talvez o matasse, certamente o machucaria, sem intenção. Houve ali, entretanto, uma teofania*. Deus livrou aquele homem do mal. Livrou ambos, o homem e o caracol.

*Teofania é um conceito de cunho teológico que significa a manifestação de Deus em algum lugar, coisa ou pessoa. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Teofania)

Nenhum comentário: